DESAFIO XIV PARA TROMPETE E PIANO DE MARLOS NOBRE: UMA ABORDAGEM INTERPRETATIVA
GERSON FRANCES DO AMARAL
Trabalho apresentado ao Curso de Mestrado em Música da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Música.
Área de Concentração: Música, Criação e Expressão. Linha de Pesquisa: Performance Musical e suas Interfaces. Orientador: Prof. Dr. Antonio Marcos Cardoso
GOIÂNIA, 2013
Palavras chave: Marlos Nobre; Performance Musical; Trompete; Desafio XIV.
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METODOLOGIA DE ESTUDO PARA TROMPETE
PAULO CESAR BAPTISTA
Dissertação apresentada junto ao Departamento de Música da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, como requisito para a obtenção do título de Mestre em Musicologia.
Orientador: Prof. Dr. Sergio Cascapera
São Paulo 2010
Resumo – Devido à longa tradição da arte de tocar trompete e da evolução que ocorreu com o instrumento ao longo dos séculos, o trompete passou a ser utilizado como instrumento de referência na família dos metais, bem como a ocupar posição de solista em recitais e concertos. Técnicas para seu aprendizado foram criadas e aperfeiçoadas com mais rapidez e passou a ser utilizado em outros estilos musicais, particularmente no Jazz. O caminho que indicamos para a formação técnica e musical de um trompetista é o mesmo, independentemente do estilo em que pretenda atuar. Um trompetista sem formação técnica e sem cultura musical consegue tocar, mas não consegue se expressar.
Palavras-chave: música, técnica, trompete, metodologia, erudito, popular, formação e evolução.
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ESTUDOS DIRIGIDOS PARA GRUPOS DE TROMPETES: FUNDAMENTOS TÉCNICOS E INTERPRETATIVOS
CLÓVIS ANTÔNIO BELTRAMI
Resumo – O presente trabalho tem como objetivo principal uma proposta de estudos clínicos e interpretativos visando à prática da música de câmara para trompetes. Foram descritos fundamentos teóricos e procedimentos práticos, apresentados também como estudos e divididos em três estágios: básico, médio e avançado, utilizados nos ensaios laboratoriais da Oficina Trompetando (Unicamp). No estágio avançado, estes estudos foram aplicados a obras musicais, utilizando-se os conceitos de homogeneidade e uniformidade. Como resultado, a aplicação desses conceitos permitiu aos integrantes da Oficina subsídios para uma reflexão teórica aprofundada, um maior domínio técnico do conjunto, e uma melhor compreensão da obra, levando a uma interpretação estilística coerente.
Palavras-chave: Trompete; Música instrumental; Estudos Dirigidos para Grupos de Trompete (clínicos e interpretativos); Música de Câmara.
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MÚSICA BRASILEIRA PARA GRUPOS DE TROMPETES: POSSIBILIDADES PARA INTERPRETAÇÃO DE QUATRO TÉCNICAS ESTENDIDAS SELECIONADAS
ELDER THOMAZ DA SILVA
Trabalho apresentado ao Programa de Pós- Graduação – Mestrado em Música da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Música.
Área de concentração: Música na contemporaneidade.
Linha de pesquisa: Música, Criação e Expressão. Orientador: Prof. Dr. Antônio Marcos Souza Cardoso
GOIÂNIA, 2016
Resumo – Os grupos de trompetes são uma ferramenta essencial na formação do trompetista. Entretanto, a procura pelo repertório para essa formação, assim como bibliografias que abordam as possibilidades interpretativas em grupo, se torna uma tarefa árdua. Grande parte do repertório não é editorada e disponibilizada para o público, e os trabalhos que abordam as questões interpretativas no trompete, na sua maioria, contemplam apenas o repertório solista. O presente trabalho tem como finalidade a apresentação de possibilidades para interpretação de obras com técnicas estendidas. A partir de consultas realizadas pela internet, em bibliotecas digitais e acervos pessoais, foram levantadas cinquenta e duas obras brasileiras compostas exclusivamente para grupos de trompetes. Dessas obras, quinze apresentavam técnicas estendidas, sendo selecionadas as mais recorrentes e que fossem produzidas por meios físicos, ou seja, sem intervenção externa, dependendo exclusivamente do corpo do interprete (lábios, língua, garganta) para serem produzidas. Chegou-se à conclusão de quatro técnicas: pitch bend, frullato, glissando e meia válvula. Para expor as possibilidades para interpretação em grupo, foram selecionadas nove obras que apresentavam, pelo menos, uma das técnicas estendidas mencionadas. Foram destacados os trechos mais importantes ou com maiores dificuldades para exemplificar o emprego e execução dessas técnicas que também poderão ser utilizadas em outras obras com características similares, em diferentes formações.
Palavras chave: Grupos de trompetes; música para trompete; técnicas estendidas.
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INICIAÇÃO AO TROMPETE, TROMPA, TROMBONE, BOMBARDINO E TUBA: PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS FUNDAMENTOS TÉCNICOS NA APLICAÇÃO DO MÉTODO DA CAPO
FABRÍCIO DALLA VECCHIA
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Música, Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Música na área de concentração de Educação Musical.
Orientador: Prof. Dr. Joel Luís da Silva Barbosa
Salvador 2008
Resumo – No Brasil as bandas de música são importantes formadoras de instrumentistas de sopro e percussão. É preciso conhecer melhor seus processos de ensino-aprendizagem e, assim, ampliar questões relativas às suas práticas pedagógicas. Este trabalho tem como tema os fundamentos de se tocar instrumentos de metais, mais especificamente trompete, trompa, trombone, bombardino e tuba. Os sujeitos da pesquisa são professores-regentes de bandas que utilizam o método elementar para o ensino coletivo de instrumentos de banda Da Capo (2004). Este trabalho buscou investigar quais fundamentos eles ensinam, quais são suas concepções sobre estes fundamentos, como eles os ensinam e como esse processo pode ser aprimorado. Os fundamentos pesquisados foram respiração, embocadura, postura e emissão do som, cujas iniciais formam o “REPE”. A metodologia de pesquisa qualitativa de natureza descritiva foi utilizada. Adotou-se o delineamento de estudo de campo, basicamente desenvolvido por meio de observações acompanhadas de anotações em diário de campo. Foram realizados também questionários com professores e alunos que utilizam ou utilizaram o referido método. Concluiu-se que os fundamentos de respiração, embocadura, postura e emissão do som são os mais utilizados por estes professores e que suas concepções sobre estes não discordam da bibliografia atual. Contudo, a maioria destes professores expressa profunda diversidade de técnicas e estratégias de ensino. Como proposta de aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem do REPE (fundamentos) em contexto de ensino com o Da Capo, este trabalho apresenta o roteiro de um tutorial em vídeo que pode auxiliar alunos e professores na fixação dos princípios necessários para tocar instrumentos de metal.
Palavras chaves: banda de música; respiração; embocadura; postura; emissão de som; trompete; trompa; trombone; bombardino; tuba.
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MAESTRO DUDA: A VIDA E A OBRA DE UM COMPOSITOR DA TERRA DO FREVO
RANILSON BEZERRA DE FARIAS
NATAL-RN 2002
Resumo – A falta de divulgação de alguns compositores brasileiros, e a inexistência de uma catalogação adequada de suas obras, fazem com que uma grande parte da memória musical brasileira seja perdida. 0 presente trabalho fornece dados biográficos e detalhes sobre a trajetória musical do compositor pernambucano José Ursicino da Silva, maestro Duda, bem como alguns aspectos relevantes de seu estilo musical e a catalogação de sua obra. 0 catalogo foi estruturado a partir de levantamento realizado em diversas instituições musicais das cidades de Recife, João Pessoa e Natal, e arquivos particulares.
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CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO NÃO PRESENCIAL DE FUNDAMENTOS TÉCNICO-PRÁTICOS DO TROMPETE: VIDEOAULAS
Wellington Dino de Lima
Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Música da Universidade Federal da Paraíba – UFPB – como requisito parcial para a qualificação do título de Mestrado em Música, área de Práticas Interpretativas – Trompete.
Orientador: Dr. Gláucio Xavier da Fonseca
João Pessoa Julho/2019
Resumo – Esta dissertação buscou desenvolver um material para o ensino não presencial a partir de alguns fundamentos técnicos para a prática do trompete por meio de videoaulas. Os fundamentos, nomeados como os “três pilares do Trompete”, são divididos em respiração, embocadura e digitação. Esses fundamentos consistem em um conjunto de quatro estudos investigados sob a perspectiva dos alunos participantes desta pesquisa, como estudos de notas longas, flexibilidade, escalas e intervalos. Os estudos foram desenvolvidos por meio de exercícios e conceitos tratados em dois métodos: Arban’s Complete Conservatory Method for Trumpet (1936), idealizado pelo trompetista e professor francês Joseph Jean Baptiste Laurent Arban (1825-1889); e Technical Studies (1934), desenvolvido pelo americano Herbert Lincoln Clarke (1867-1945). Esta pesquisa foi realizada tomando como base metodológica a pesquisa-ação, pois utilizamos: processos de ensino e aprendizagem; avaliação de metodologias para o aprendizado do trompete; procedimentos metodológicos; entrevistas semiestruturadas; questionários; e observações. Para a produção das videoaulas, como parte principal desta pesquisa, utilizamos a análise de conteúdo, com a qual selecionamos os exercícios de cada método para a composição dos exemplos teóricos e práticos. Após todo o processo de pré- produção, produção e pós-produção, foi realizado o compartilhamento das videoaulas com os alunos, onde pudemos coletar dados a partir da percepção de cada um deles. Concluiu-se, assim, que a prática dos fundamentos abordados nesta pesquisa, por meio de videoaulas, pelos alunos participantes, resultaram em consequências positivas.
Palavras-chave: Fundamentos básicos do trompete. Tecnologias digitais. EaD.
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CONCERTO PARA TROMPETE E ORQUESTRA DE CORDAS DE ALFREDO DIAS: PERSPECTIVAS INTERPRETATIVAS
NIKOLA CUNHA LOCATELLI
João Pessoa – 2013
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A MÚSICA BRASILEIRA PARA QUINTETOS DE METAIS DO RIO DE JANEIRO A PARTIR DE 1976
MAICO VIEGAS LOPES
Dissertação submetida ao Programa de Pós-Graduação em Música do Centro de Letras e Artes da UNIRIO, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Música, sob a Orientação do Prof. Dr. Nailson de Almeida Simões.
RIO DE JANEIRO, 2007
Resumo – A presente pesquisa tem como objetivo identificar o repertório de música brasileira para quinteto de metais interpretado pelos quintetos de metais da cidade do Rio de Janeiro a partir de 1976. Através da análise de entrevistas e documentos, um levantamento histórico dos grupos fundados e em atividade na cidade do Rio de Janeiro apresenta o processo de criação dos Quintetos de Metais na cidade, apontando a data da criação do primeiro Quinteto, os principais grupos e seu repertório. Paralelo a este levantamento foi feito a seleção de um repertório baseado na discografia e programas de apresentações dos grupos pesquisados, e composições novas feitas pelo grupo “Cia de Compositores”, às quais foram feitas sugestões interpretativas, além da editoração das partituras do mesmo repertório, apresentado em anexo, como forma de resgate e preservação deste, contribuindo para a divulgação da música brasileira escrita para esta formação.
Palavras-chave: Quinteto de Metais – Rio de Janeiro – Música de Câmara
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DOIS ESTUDOS DE CASO DO TROMPETE NO CHORO: FLAMENGO DE BONFIGLIO DE OLIVEIRA E PEGUEI A RETA DE PORFÍRIO COSTA
PEDRO FRANCISCO MOTA JÚNIOR
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Música.
Belo Horizonte 2011
Resumo – Estudo acerca das escolhas interpretativas contidas em gravações de dois choros históricos: Flamengo composto pelo trompetista-compositor Bonfiglio de Oliveira (1891-1940) e Peguei a Reta composto pelo trompetista-compositor Porfírio Costa (1913-?). Uma análise comparativa foi realizada entre essas duas gravações mais antigas juntamente com outras duas mais recentes. A comparação do choro Flamengo foi feita entre as gravações de OLIVEIRA em 1931 e Silvério PONTES em 2000. Por outro lado, a comparação interpretativa do choro Peguei a Reta foram realizadas entre as gravações de COSTA em 1948 e de Joatan NASCIMENTO em 2002. Os resultados provenientes deste estudo comparativo, revelam características de práticas de performance específicas de cada intérprete e traços estilísticos de suas épocas. Inclui contexto histórico sobre a utilização do trompete no choro, além de uma lista de composições de Bonfiglio de Oliveira e Porfírio Costa. Ao final encontramos também as transcrições em leadsheet dos dois choros analisados a partir de escuta atenta das gravações históricas.
Palavras-chave: trompete; choro; interpretação musical; música popular brasileira; análise de música gravada.
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AGRUPAMENTO DE NOTAS: APLICAÇÃO DO CONCEITO INTERPRETATIVO NA OBRA ESTUDO PARA TROMPETE EM DÓ, DE CAMARGO GUARNIERI
NIVALDO CAMARGO DE MOURA JUNIOR
Trabalho apresentado ao Curso de Mestrado em Música da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, como requisito para obtenção do título de Mestre em Música.
Área de Concentração: Música na Contemporaneidade.
Linha de Pesquisa: Música, Criação e Expressão. Orientador: Prof. Dr. Antônio Marcos Cardoso.
Goiânia 2017
Resumo – A presente pesquisa desenvolveu-se através da aplicação do Agrupamento de Notas, conceito apresentado por James Morgan Thurmond (1991) no livro: Note Grouping: A Method for Achieving Expression And Style in Musical Performance, utilizando-se como ferramenta para sugestão interpretativa na obra Estudo para trompete em Dó, do compositor brasileiro Camargo Guarnieri. Inicialmente realizou-se um levantamento bibliográfico sobre as produções de pesquisas e repertório relacionados às práticas interpretativas para trompete solo no Brasil, bem como uma vinculação histórica e metodológica da expressividade musical, abordando a pedagogia da expressividade musical, o agrupamento de notas e, por último, a aplicação deste conceito como sugestão interpretativa em trechos específicos da obra, objeto de estudo pesquisado.
Palavras chaves: Conceitos Interpretativos; Interpretação Musical; Agrupamento de Notas; Trompete Solo.
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NOTE GROUPING: UMA FERRAMENTA INTERPRETATIVA COMO FACILITADORA DO ASPECTO TÉCNICO DO TROMPETE NO CONCERTO DE EDMUNDO VILLANI-CÔRTES
CÍCERO PEREIRA CORDÃO NETO
Dissertação submetida ao Programa de Pós-Graduação em Música do Centro de Letras e Artes da UNIRIO, como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre sob a orientação da Prof. Dr. Nailson de Almeida Simões.
RIO DE JANEIRO, 2010
Resumo – Esta dissertação tem como objeto de estudo o uso de um conceito interpretativo que em inglês chama-se Note Grouping de James Morgan Thurmond e exposto no livro chamado Note Grouping: A Method for Achieving Expression and Style in Musical Performance (Agrupamento de Notas: Um Método para Alcançar Expressão e Estilo na Performance Musical) como sendo também uma ferramenta facilitadora de um aspecto técnico do trompete aplicada ao concerto do compositor brasileiro Edmundo Villani- Côrtes. Para o esclarecimento dessa hipótese, realiza-se uma análise do referido concerto aplicando esse conceito nos trechos tecnicamente mais complexos apontando suas implicações na facilitação da execução trompetística. Como suporte para essa pesquisa usa-se a revisão bibliográfica do livro acima citado e questionários respondidos por trompetistas conhecidos no cenário nacional e internacional, assim como uma entrevista com o compositor Edmundo Villani-Côrtes.
Palavras chave: Trompete; Note Grouping; Facilitação Técnica; Interpretação; Villani- Côrtes.
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Desenvolvimento da percepção auditiva na aprendizagem do trompete: avaliação de estudos coletivos adotados pelo projeto GURI
JORGE AUGUSTO SCHEFFER
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Música – UFPR, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Educação Musical/Cognição. Orientador: Prof. Dr. Guilherme Romanelli. Coorientador: Prof. Dr. Danilo Ramos.
CURITIBA 2012
Resumo – Esta pesquisa teve como objetivo verificar os efeitos da prática de estudos coletivos no aprimoramento da execução (percepção) das quintas justas em trompetistas, por meio da avaliação de um suplemento didático adotado pelo projeto Guri. Os músicos que executam instrumentos não temperados necessitam realizar correções de frequência em tempo real durante uma execução instrumental, entretanto, este procedimento é um dos grandes desafios na prática instrumental e na didática de ensino desses instrumentos. Para o experimento, alunos de um curso de trompete da cidade de Curitiba (n=8) foram divididos em dois grupos: um grupo controle, formado por estudantes que não foram submetidos à execução de cinco sessões com o emprego da prática desses estudos coletivos e um grupo experimental, formado por estudantes que foram submetidos à execução desses estudos. Nas performances de cada estudante foram gravadas em duas etapas, 160 melodias comuns a ambos os grupos, apresentadas em duas modalidades: solo e com base (segunda voz). A avaliação foi realizada por juízes externos, profissionais com experiência no estudo e no ensino do trompete, totalizando 640 intervalos de quintas justas avaliados. Uma análise de variância mostrou que houve desenvolvimento no aprimoramento da execução dos intervalos de quintas justas quando as melodias com base foram executadas pelo grupo experimental.
Palavras chave – Estudos coletivos; trompete; execução de quintas justas.
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MODELOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS EM MODALIDADE A DISTÂNCIA: PROJETANDO O ENSINO DE INSTRUMENTOS DE SOPRO
LEANDRO LIBARDI SERAFIM
Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Música, Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Música.
Orientador: Prof. Dra. Helena M. de Souza Nunes
Salvador 2014
Resumo – No Brasil, o ensino de instrumentos de sopro foi inicialmente direcionado aos indígenas nas Missões Jesuíticas, depois aos negros escravos nas Bandas de Fazenda, aos negros libertos nas Bandas de Barbeiros, aos militares nas Bandas Militares, aos sócios nas Filarmônicas, aos alunos de professores particulares, aos membros nas igrejas protestantes e finalmente aos estudantes nas Bandas Escolares. Em todos estes formatos houve certa fragilidade no processo de ensino- aprendizagem, devido, essencialmente, a existência de um único professor para todos os instrumentos, sem formação adequada para tal. Embora muitos educadores musicais tenham reações adversas à responsabilidade de assumir tantas funções, essa é uma realidade histórica do Brasil, entendendo-se por causa disto, que tal condição deva ser simplesmente assumida. Uma possibilidade para encaminhamento do assunto é a inserção de abordagens próprias do ensino coletivo de instrumentos de sopro nos cursos de licenciatura em música a distância, que já são sete, com cento e cinco polos de apoio presencial, divididos em dezesseis estados. Porém, para que este ensino seja efetivo, é preciso mais do que a simples transposição de modelos pedagógicos da modalidade presencial para contextos tecnológicos de comunicação e informação. A educação a distância na Sociedade da Informação, num mundo globalizado e midiatizado, requer formatos próprios, muitos dos quais ainda em fase de descoberta e construção, por sua vez fundamentados na quebra de paradigmas da educação presencial e em princípios convencionais de ensino- aprendizagem já superados ou que precisam de novas abordagens. Assim sendo, a partir do pareamento de dados advindos de duas propostas de ensino de instrumentos musicais em modalidade a distância, uma brasileira, intitulada PROLICENMUS e outra estadunidense, intitulada SmartMusic, e acréscimos advindos de um método brasileiro para ensino coletivo de instrumentos de sopro e percussão, intitulado Da Capo, faz-se a sistematização de um Modelo Pedagógico próprio para o ensino de instrumentos de sopro em cursos de licenciatura em música a distância brasileiros, com vistas a formação e/ou qualificação de regentes professores de bandas escolares. Acrescenta-se ainda, que o instrumento de análise criado, calcado na concepção de Modelo Pedagógico criada neste trabalho, pode ser, da mesma maneira, um Projeto de Curso e um Instrumento de Análise dos resultados obtidos.
Palavras-chave: EAD. Modelos Pedagógicos. Instrumentos de sopro.
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