Graduação

ENSINO DE TROMPETE A DISTÂNCIA: Possibilidade para qualificação do ensino-aprendizagem em bandas escolares LEANDRO LIBARDI SERAFIM Trabalho apresentado ao Departamento de Música da Universidade Federal

Artigos

MAPEAMENTO DO ENSINO DE TROMPETE EM GOIANIA Aurélio Nogueira de SOUSA - aurelio_trompete@yahoo.com.br Sonia RAY - soniaraybrasil@gmail.com Resumo - A discussão sobre a falta e/ou

O TROMPETE NOS CHOROS DE HEITOR VILLA-LOBOS – POSSIBILIDADES INTERPRETATIVAS NO ÂMBITO DA ORQUESTRA SINFÔNICA

ANTONIO MARCOS SOUZA CARDOSO

Tese submetida ao Programa de Pós- Graduação em Música do Centro de Letras e Artes da UNIRIO, como requisito parcial para obtenção do grau de Doutor, sob a orientação do Professor Dr. Nailson de Almeida Simões.

RIO DE JANEIRO, MARÇO 2009.

Resumo – Os Choros sinfônicos, em sua orquestração grandiosa e exuberante, oferecem ao trompetista de orquestra desafios de ordem técnica e interpretativa. Discutimos a totalidade das partes destinadas ao trompete e as possibilidades aqui sugeridas são analisadas à luz da partitura, visualizadas através de gráficos e corroboradas através da revisão da literatura, oferecendo ao intérprete ferramentas que situam o trompete na série dos Choros.

Palavras-Chave: Villa-Lobos, Choros, Trompete, Orquestra Sinfônica, Interpretação.

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O FREVO-DE-RUA NO RECIFE: CARACTERÍSTICAS SOCIO-HISTÓRICO-MUSICAIS E UM ESBOÇO ESTILÍSTICO-INTERPRETATIVO

AYRTON MÜZEL BENCK FILHO

Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Música, Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, como requisito parcial à obtenção do título de Doutor em Música, área Execução Musical – Práticas Interpretativas, Trompete.

Orientador: Prof. Dr. Heinz Karl Schwebel.

SALVADOR 2008.

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TRANSFORMAÇÃO E FORMAÇÃO DA TÉCNICA DO TROMPETE: DE MONTEVERDI A STOCKHAUSEN

CARLOS AFONSO SULPÍCIO

Tese apresentada ao Departamento de Pós- Graduação em Música do Instituto de Artes “Júlio de Mesquita Filho” da Universidade Estadual Paulista (UNESP), como exigência parcial para a obtenção do Título de Doutor em Música. Área de concentração: Interpretação/Teoria e Composição. Orientador: Prof. Dr. Florivaldo Menezes Filho.

São Paulo 2012.

Resumo – Esta tese tem como objetivo traçar um panorama histórico sobre a evolução da técnica do trompete percorrendo uma linha cronológica que parte de Monteverdi e chega a Stockhausen com enfoque na relação compositor/instrumento/instrumentista. Inicialmente, apresentamos uma breve abordagem dos primórdios do trompete e apontamos a importância da obra Orfeo de Monteverdi, pois é a partir desta obra que o instrumento adentra a orquestra e começa a fazer parte do que poderíamos chamar de música “séria”. O ápice deste processo culmina com a obra A Jornada de Miguel em Volta da Terra de Karlheinz Stockhausen, uma obra de porte e caráter monumental que coloca o instrumento em total evidência e explora a técnica expandida do instrumento, podendo ser considerada uma das obras mais representativas para o trompete no século XX.

Palavras-chave: Trompete, técnica expandida, Monteverdi, Stockhausen.

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THE INCEPTION OF TRUMPET PERFORMANCE IN BRAZIL AND FOUR SELECTED SOLOS FOR TRUMPET AND PIANO, INCLUDING MODERN PERFORMANCE EDITIONS: FANTASIA FOR TRUMPET (1854) BY HENRIQUE ALVES DE MESQUITA (1830-1906); VOCALISE-ETUDE (1929) BY HEITOR VILLA-LOBOS (1887-1959); INVOCATION AND POINT (1968) BY OSVALDO COSTA DE LACERDA (1927-2011); AND CONCERTO FOR TRUMPET AND PIANO (2004) BY EDMUNDO VILLANI-CÔRTES (B. 1930)

CLAYTON JULIANO RODRIGUES MIRANDA

Julho de 2016

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Os trompetistas e o repertório da Osesp nas temporadas de concerto de 1977 a 1980

FERNANDO DISSENHA

Tese apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Música da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, como requisito para obtenção do título de Doutor em Música. Orientadora: Profa. Dra. Flávia Camargo Toni

São Paulo 2017

Resumo – Os primeiros anos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) foram marcados pela instabilidade administrativa, o que impossibilitava, à época, a existência de uma programação de concertos. Com a chegada de Eleazar de Carvalho, em 1973, a Osesp inicia a estruturação de suas temporadas regulares, e uma das iniciativas foi a implementação de ciclos com obras de um mesmo compositor. Em 1977, foi apresentado o ciclo Beethoven, seguido de outros que deram destaque a Schubert, Tchaikovsky, Brahms, Wagner, culminando, em 1980, com o ciclo de obras de Gustav Mahler. A pesquisa documental nos arquivos da orquestra revelou também que houve mudanças no conteúdo dos programas de concerto, que passaram a exibir informações detalhadas ao público da orquestra. Essa nova proposta de, progressivamente, aumentar os desafios técnicos e artísticos por meio dos repertórios, teve consequências na forma de preparação, escolha de equipamento e atuação dos músicos da Osesp. Esta tese propõe, referenciada pela teoria dos “mundos da arte”, de Howard Becker, identificar os trompetistas que atuaram na Osesp, quais os processos que utilizaram para executar os repertórios e, por fim, contextualizar a importância das temporadas de 1977 a 1980, na trajetória musical da Osesp.

Palavras-chave: trompete; trompetistas; orquestra; Osesp; repertório, temporadas.

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INTERTEXTUALIDADE E ASPECTOS TÉCNICO-INTERPRETATIVOS NA SONATA PARA TROMPETE E PIANO, DE JOSÉ ALBERTO KAPLAN

GLÁUCIO XAVIER DA FONSECA

Tese apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Música, Área de Concentração em Práticas Interpretativas – Trompete da Universidade Federal da Bahia, em cumprimento dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Doutor em Música.

Orientador: Dr. Heinz Karl Novaes Schwebel.

SALVADOR – BAHIA Abril, 2005

Resumo – Nesta tese é feita a análise comparativa entre a Sonata para Trompete e Piano, de José Alberto Kaplan, e obras do compositor alemão Paul Hindemith, com demonstração pormenorizada do processo intertextual utilizado por Kaplan. Discute- se o ato interpretativo como um processo intertextual e analisam-se as dificuldades técnico-interpretativas do trompete nessa Sonata, bem como a complexidade dos aspectos expressivos no campo das manipulações dinâmicas e agógicas. Apresentam-se ainda recomendações práticas para superar as dificuldades técnico- interpretativas apontadas.

Palavras-chaves: Intertextualidade; análise composicional; interpretação

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A INTERPRETAÇÃO DA MÚSICA BRASILEIRA PARA TROMPETE SEM ACOMPANHAMENTO

MAICO VIEGAS LOPES

Tese submetida ao Programa de Pós- Graduação em Música do Centro de Letras e Artes da UNIRIO, como requisito parcial para a obtenção do título de Doutor em Música, sob a orientação do Prof. Dr. Nailson de Almeida Simões.

RIO DE JANEIRO, NOVEMBRO DE 2012

Resumo – Esta pesquisa tem como objetivo fazer a catalogação do repertório de música brasileira para trompete sem acompanhamento, assim como apresentar propostas interpretativas para uma seleção de peças extraídas deste repertório. Através da consulta a compositores, intérpretes, bibliotecas e centros acadêmicos, foi realizado o levantamento e a coleta do repertório. Além das peças encontradas, duas novas peças foram encomendadas. Ao repertório selecionado, foram feitas sugestões interpretativas baseadas no referencial teórico adotado. Tais propostas foram registradas através de exemplos e de gravações em áudio, realizado pelo autor desta pesquisa. Além da gravação, encontra-se em anexo as partituras editoradas das peças, com o objetivo de facilitar a leitura e divulgação do material.

Palavras-chave: Trompete sem acompanhamento – Música Brasileira – Trompete Solo

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O NAIPE DE TROMPETE E CORNET NOS PRELÚDIOS E SINFONIAS DAS ÓPERAS DE ANTÔNIO CARLOS GOMES

PAULO ADRIANO RONQUI

Tese apresentada ao Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas como requisito parcial para a obtenção do título de Doutor em Música. Área de concentração: práticas interpretativas Orientador: Prof. Dr. Roberto César Pires.

CAMPINAS 2010

Resumo – Ciente da necessidade e importância de trabalhos direcionados ao estudo do naipe de trompete em obras sinfônicas brasileiras, esta pesquisa se propôs a investigar a constituição do naipe de trompete e cornet nos Prelúdios e Sinfonias das óperas de Antônio Carlos Gomes. Com esse objetivo, estudou-se a contribuição instrumental de Carlos Gomes para a música brasileira e italiana no século XIX, além da evolução na construção dos trompetes de válvula na Europa e o uso precoce desses instrumentos por Gomes no Brasil. Por meio dessa investigação, comprovou-se a originalidade no emprego de diferentes conotações de naipe de trompete e cornet realizada em ambos os países pelo compositor campineiro.

O trabalho de performance da pesquisa, deu-se através da reedição das partituras do naipe de trompete e cornet das obras estudadas, a partir dos manuscritos autógrafos. Completada a edição, selecionaram-se os trechos musicais mais relevantes para o naipe, às quais se propuseram sugestões interpretativas. Após esse trabalho, os excertos escolhidos foram gravados, a fim de oferecer referencial auditivo.

Palavras – chave: Antônio Carlos Gomes, Naipe de Trompete e Cornet, Prelúdios e Sinfonias, Interpretação.

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A CONSTRUÇÃO DE UM SOLISTA: UM ESTUDO MULTICASOS COM TROMPETISTAS SOLISTAS INTERNACIONAIS

FLAVIO GABRIEL PARRO DA SILVA

Tese apresentada ao Departamento de Pós- Graduação em Música da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Campus de São Paulo como pré-requisito parcial para a obtenção do Título de Doutor em música. Área de concentração: Música: processos, práticas e teorizações em diálogos.

Linha de pesquisa: Música, Epistemologia e Cultura.
Orientadora: Profa. Dra. Sonia Regina Albano de Lima.

SÃO PAULO 2019

Resumo – O estudo de multicasos que se segue teve como objetivo investigar os processos de formação de um solista internacional de trompete mediante a análise da trajetória de vida de nove trompetistas com reconhecida carreira internacional, utilizando como parâmetros de análise os estágios de desenvolvimento propostos pela ciência da expertise. Para tanto realizou-se uma pesquisa qualitativa fundamentando-se em revisão de literatura. A revisão de literatura concentrou-se em textos relacionados ao desenvolvimento da expertise em todas as áreas de conhecimento e principalmente, no desenvolvimento da expertise em música. Os trompetistas solistas escolhidos foram: Rafael Méndez, Timofei Dokshizer, Maurice André, Wynton Marsalis, Håkan Hardenberger, Ole Antonsen, Sergei Nakariakov, Alison Balsom e Pacho Flores. Para a análise do material coletado foram utilizados os estágios de desenvolvimento da expertise propostos pelos pesquisadores Anders Ericsson (2016), Isabela Wagner (2015), Rena Subotnik e Linda Jarvin (2005) os quais compõem o referencial teórico de presente pesquisa. A partir dos dados coletados e das análises efetuadas, foi possível identificar similaridades entre a trajetória de vida dos solistas escolhidos e os estágios propostos pelos autores de referência e, assim, apontar aspectos inerentes à formação do trompetista-solista. Os resultados dos estudos desenvolvidos permitiram a elaboração de um quadro com quatro estágios do desenvolvimento trilhados pelos trompetistas solistas pesquisados como conclusão da pesquisa. Espera-se que este quadro e a argumentação que o justifica possam auxiliar trompetistas e pedagogos do trompete em suas atuações.

Palavras-chave: Trompete; Solista; Expertise; Música; Educação.

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