Atualizado dia 11/02/2022
Por Daniela Garcia

Grupo de Metais e Percussão NEOJIBA

O Grupo de Metais e Percussão do NEOJIBA existe há 10 anos. Sua atuação ocorre em diversas ocasiões especiais na cidade de Salvador e interior do estado da Bahia. 

O projeto foi criado dentro do programa NEOJIBA como grupo pedagógico complementar aos integrantes de metais e percussão da orquestra juvenil da Bahia, principal grupo sinfônico do programa.

Formado pelos integrantes da Orquestra 2 de Julho, o grupo se reuniu de forma  excepcional no ano de 2021 como uma das atividades de retorno aos ensaios presenciais, cumprindo todos os protocolos de segurança sanitária  vigentes naquele momento.

Neste concerto executam obras conhecidas do universo das bandas marciais do estado da Bahia, obras para a mesma formação que exemplificam as possibilidades atuais de execução dos instrumentos de metais e percussão no século XXI e obras populares brasileiras arranjadas especialmente para esta formação com tratamento sinfônico. Realizam também a estreia baiana da composição do professor da UFBA Alfredo Moura, “Marcha Nupcial de Aipré”, tendo como solista a trompa, interpretada pelo Orlando Afanador (Coordenador pedagógico de trompa do NEOJIBA).

O evento é conduzido pelo maestro e trompetista Helder Passinho Jr., que além de reger o grupo, também faz comentários sobre as obras executadas.

programa

1) Persis Overture  – James L. Hosay (adaptação de Henrique Mêrces_
2) Marcha Nupcial de Aipré – Alfredo Moura, Orlando Afanador (solista, trompa)
3) Run Down –-Anthony Phillips e Harry Williamson (Grupo de Percussão)
4) Danse Bachanalle – Camille Saint-Saëns (arr. Tony Rickard)
5) Solo 1 do The All American Drummer 150 Rudimental Solos – Charley Wilcoxon (Grupo de Percussão)
6) Asa Branca – Luiz Gonzaga (arr. Jessé Sadoc)
7) Pombo Correio – Moraes Moreira (arr. Jamberê)
8) Dr. Jeckle and Hyde Park – Carnaby Street Pop Orchestra and Choir (arr. Jamberê)

sobre

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 13 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. 

Atualmente, o programa beneficia 1970 integrantes diretos em seus 13 núcleos, e 4.500 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras

Assista

integrantes

Regente: Helder Passinho Jr.
Trompetes
Jhonata Santana
Raphael Elias
Alana Rana
William Silva
Maycon Casais
Trombones
Douglas Servulo,
Thauan Santana
Harnefer Oliveira
Luis Felipe Marinho
Trompas
Durvalino Cruz
Rafael Xavier
Davi Calmon
Carlos Vitor
Eufônio
Jamberê Cerqueira
Tubas
Daniel Lemos
Mathues Barcelar
Percussão
Isaac Falcão,  Zack Nascimento, Italuã Schneiberg,  Edwã Victor,  Raysson Lima, Caio Fonseca

Helder Passinho Jr.

Membro fundador do programa NEOJIBA, é mestre em música (trompete) pela UFBA. Atuou como solista em países como Alemanha, Suíça e França. Iniciou seus estudos de regência na classe do maestro Eduardo Torres no NEOJIBA. Atualmente  é regente atuante nas diversas formações do programa. Já se apresentou também com diversos artistas da música popular brasileira como: Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, dentre outros.